19 de maio de 2024
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6 benefícios do tênis para a saúde: entenda por que praticar

Os benefícios do tênis para a saúde estão entre os principais motivos para a popularidade do esporte.

Não importa se você é um jovem na faculdade ou um idoso curtindo a aposentadoria: jogar tênis vai ser benéfico para a sua saúde física e mental.

Mas você sabe exatamente quais são esses benefícios?

Neste artigo, você vai entender como o tênis amador afeta positivamente a vida dos tenistas.

1. Melhora da aptidão cardiovascular

O primeiro benefício do tênis para a saúde está relacionado com a melhora da aptidão cardiovascular, porque estamos falando de um esporte de alta intensidade – principalmente na modalidade de simples.

Assim como outros esportes, o tênis proporciona uma atividade cardiovascular intensa, que envolve corrida, mudanças rápidas de direção e movimentos de alta intensidade, como saltos. 

Tudo isso ajuda a aumentar a frequência cardíaca, melhorar o condicionamento cardiovascular e fortalecer o sistema cardiovascular como um todo. 

Por isso, ao jogar tênis regularmente você pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, melhorar a circulação sanguínea e aumentar a eficiência do coração.

2. Queima de calorias e emagrecimento

Se o tênis ajuda a aumentar a frequência cardíaca, faz sentido que ele seja também uma maneira de queimar calorias e apoiar os esforços de perda de peso. 

A queima de calorias no tênis é particularmente beneficiada pela combinação de exercício aeróbico e anaeróbico. 

Os momentos de corrida intensa e explosões de energia são intercalados com momentos de recuperação mais leves, criando um padrão de treinamento intervalado de alta intensidade. 

Esse tipo de exercício tem sido associado a uma aceleração do metabolismo, que continua a queimar calorias mesmo após o término da partida.

A quantidade total de calorias queimadas vai depender do seu biotipo, do seu corpo e da sua idade, além, é claro, da duração da partida.

Em torneios oficiais, as partidas não têm hora para acabar. A partida mais longa da história, por exemplo, teve mais de 11 horas de duração, e precisou de três dias para ser concluída.

Já no tênis amador, embora as regras sejam semelhantes, em geral você terá uma reserva de quadra em um clube ou sociedade, o que diminui o tempo disponível para o esporte.

Mesmo assim, não é raro uma partida de torneio amador superar as duas horas de duração.

Vale lembrar, no entanto, que a perda de peso saudável envolve uma combinação de dieta equilibrada, exercícios regulares e estilo de vida ativo. 

O tênis é um meio para você atingir esses objetivos e melhorar a sua saúde de maneira geral, mas é importante entender que, sozinho, o esporte não fará ninguém emagrecer.

3. Aumento da força e resistência muscular

O terceiro benefício do tênis para a saúde está relacionado à força e resistência muscular.

Durante uma partida, boa parte dos músculos do corpo são acionados. 

Movimentos repetidos, como rebater a bola com a raquete, correr pela quadra e sacar, trabalham diferentes grupos musculares, resultando em um aumento geral da força muscular e resistência. 

Os músculos das pernas, braços, abdômen e costas são particularmente fortalecidos, contribuindo para uma estrutura corporal mais saudável.

E aqui, vale aquela regra que pode ser aplicada a praticamente qualquer esporte: quanto mais você praticar, melhor será o seu desempenho físico – respeitando, é claro, o tempo de descanso e os limites do seu corpo.

4. Melhora da coordenação e agilidade

O tênis é um esporte de motricidade fina, que exige movimentos precisos, como rebater a bola no momento certo e posicionar-se rapidamente para acompanhar o trajeto da bola. 

Não é por acaso que o esporte exige silêncio: se você não estiver concentrado no que está fazendo, não vai conseguir jogar.

Essa constante interação entre os movimentos dos braços e das pernas melhora significativamente a coordenação, agilidade e equilíbrio.

Isso pode ser relevante em especial para os mais jovens, que estão desenvolvendo essas habilidades.

Mas fato é que a prática regular do esporte pode ter efeitos positivos na coordenação motora e na capacidade de reação do corpo de tenistas amadores de qualquer idade.

5. Alívio do estresse 

O quinto benefício do tênis também está relacionado com a saúde, mas não se trata apenas da saúde física.

Assim como outros esportes, a prática do tênis libera endorfinas, aqueles neurotransmissores que promovem sensações de felicidade e bem-estar. 

Além disso, a concentração exigida pelo jogo permite que você se desconecte das preocupações diárias e se concentre completamente na partida. 

Isso, é claro, se você levar o esporte com a saúde mental em dia. 

Há casos em que o esporte pode ser frustrante do ponto de vista emocional, em especial para quem não consegue administrar bem erros ou derrotas.

6. Interação social 

O tênis é frequentemente jogado em duplas ou em grupos, o que promove interação social e a construção de relacionamentos. 

Participar de partidas, treinos e torneios oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas, compartilhar experiências e cultivar amizades. 

Além disso, para praticar o esporte é provável que você se associe a um clube e passe a frequentá-lo, conhecendo mais pessoas no local. 

Essa dimensão social do esporte pode ter um impacto positivo na sua saúde mental, proporcionando um senso de pertencimento.

Esse tipo de interação é muito valorizado para quem é autônomo, trabalha em home office ou, por algum outro motivo, não consegue socializar no dia a dia.

Conclusão sobre os benefícios do tênis para a saúde

Como vimos nesse artigo, o tênis tem muito a oferecer para quem decide dar uma chance ao esporte. 

Com benefícios para a saúde física, mental e social, o tênis é um esporte que contribui para um estilo de vida mais saudável e equilibrado, seja qual for a sua idade.

Além disso, esses benefícios podem ser percebidos por tenistas de qualquer nível ou experiência, ainda que a intensidade do esporte seja diferente.

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