7 sinais para identificar se você está esgotado

Síndrome de Burnout, uma síndrome que ataca cada vez mais pessoas em todo o mundo!

Por Artigos + 24/06/2019 - 11:33 hs

Faz alguns meses, estava fazendo um treinamento que tinha como seu principal foco o equilíbrio emocional e como podemos obter performance em todas as áreas da nossa vida, e ouvi uma história que me chamou muita atenção e vou contar pra vocês agora. Vou apelidar a pessoa de Gabriela para guardar sua identidade.

A Gabi me relatou que todos os dias de sua vida ela acorda colocando o despertador do seu celular no modo soneca, sempre negociando mais 5 ou 10 minutos de sono, e a rotina se mantém a mesma, todos os dias acorda atrasada, não toma um café da manhã decente, fica mais tempo do que deveria no transito e quase todos os dias chega atrasada no trabalho.

Não está nem um pouco satisfeita com sua forma física, não se orgulha do desempenho no emprego, e muito menos com o seu papel de filha, namorada e amiga.

Gabi na verdade está uma pilha de estresse por não conseguir enxergar saída para o esgotamento que ela vive em seu dia a dia.

Conhece alguém que esteja passando por algo parecido?

Você está passando por algo parecido?

Gabi está tendo uma infinidade de sintomas do que hoje conhecemos como síndrome de Burnout, uma síndrome que ataca cada vez mais pessoas em todo o mundo, e que tem como seu principal estopim o estresse desenfreado.

A Sindrome de Burnout, recentemente incluída na lista de doenças pela OMS (organização mundial de saúde), tem difícil diagnostico, pois não tem efetivamente sintomas físicos, são sintomas psicológicos que abalam o corpo físico e a mente. É responsável por um número absurdo de afastamentos no trabalho, e é mais comum do que você imagina.

Vou falar 7 sintomas comuns vistos em pessoas que estão nesse estado de esgotamento mental e que precisam mudar muitas coisas em suas rotinas.

1 – Pessoas que estão sofrendo com esse estado de esgotamento mental têm uma enorme tendência a alteração de humor de maneira repentina, basta uma simples palavra ou pensamento mal interpretado que essa pessoa pode agir e reagir de forma brusca e grosseira.

2 – Outro sintoma que é extremamente comum em pessoas que estão passando por esse tipo de estado é o esquecimento frequente, a falta de memória. Pessoas que estão com os pensamentos acelerados, desenfreados, tendem a esquecer facilmente detalhes do que estão fazendo e por isso demonstram extrema dificuldade em definir prioridades e em manter o foco no que é realmente importante.

3 - Estresse constante, desde o momento de sair de casa para a empresa e até em horários em que está longe dali. O trabalho, aliás, é tema recorrente nos pensamentos mesmo quando está indo sair pra jantar com a família e até em momentos onde deveria estar praticando um hobby. A pessoa não consegue estabelecer um limite em seus pensamentos e fica estressada e descontrolada mesmo estando distante do ambiente profissional.

4 – Queixas frequentes sobre o ambiente de trabalho, mesmo estando em casa ou de férias. Parece ser o único assunto que a pessoa sabe falar, e claro que de forma negativa sempre, não consegue enxergar saída e muito menos animo para focar em outros aspectos de sua vida.

5 - Distanciamento de si mesmo, o que é tecnicamente chamado de despersonalização, na prática, o indivíduo se vê aéreo, distante dele próprio, e se sente estranho e desconfortável emocionalmente. É como se ele se visse o tempo todo em terceira pessoa, está longe de si mesmo.

6 – Dificuldade para dormir, preocupado com o lado profissional. A pessoa se sente impotente e não consegue desligar a sua mente, não consegue tirar o foco do seu papel profissional e acha que a única alternativa para melhoria é sempre trabalhar mais e mais.

7 – Sensação de angustia e sofrimento no domingo por imaginar que terá que trabalhar no domingo e começar um novo ciclo de sofrimento e descontentamento.

Caso você esteja tendo mais de 3 ou 4 sintomas talvez seja melhor repensar pensamentos, atitudes e comportamentos. A procura de um profissional pode te ajudar muito a se recuperar desses sintomas causados pelo estresse.

Site: http://viniciuslopestreinamentos.com/

E-mail: contato@viniciuslopestreinamentos.com

Telefone: (11) 94746 -7789

Instagram: vinicius.lopesr

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsZuSZ4aV190vzzI07mAiSw

Assessoria de Imprensa: Camilla Bordon - camilla.bordonr@gmail.com