A importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Por Jean 17/05/2019 - 15:56 hs


De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em 2018, os brasileiros passam em média 20% de suas vidas trabalhando, isso sem contar o tempo gasto em deslocamento entre a casa e o local de trabalho. No Brasil, muitos profissionais exercem uma jornada de trabalho de oito horas diárias, sendo submetidos a uma rotina intensa, cheia de metas, prazos, competitividade, necessidade de suprir expectativas, entre outros desafios. 

Por anos, acreditava-se que o empregado no momento do trabalho devia ser totalmente focado no próprio empenho de suas atividades e que suas vivencias pessoais não deveriam ser levadas em conta.  Segundo a Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e especialista em temáticas de Inclusão e Ergonomia, professora Claudia Scolari "No ambiente de trabalho as vivencias pessoais e a saúde mental influenciam totalmente no desempenho do funcionário e isso precisa ser discutido pelas empresas e gestores", explica. 

Transtorno bipolar, síndrome do burnout, depressão, ansiedade e estresse são as complicações mais comuns geradas por um ambiente de trabalho hostil. Para a professora, Claudia Scolari, os problemas de saúde mental são cada vez maiores na nossa atualidade e isso interfere na produtividade e no desempenho do trabalhador "As empresas precisam olhar com atenção a atuação de seus colaboradores, pois o trabalho e desempenho dos mesmos resultam no sucesso da organização", comenta a docente.  

De maneira a auxiliar na evolução desse processo, o trabalho do Terapeuta Ocupacional consiste em reabilitar adoecidos e acidentados do trabalho, inclusive no âmbito da saúde mental. " Além de reabilitar os profissionais, o trabalho do terapeuta ocupacional também atua na avaliação de habilidades e competências de pessoas com deficiência no trabalho, afim de preparar funcionários e até mesmo o gestores para a inclusão das mesmas", comenta a docente.  

Dessa forma, a terapia ocupacional se transformou em um elemento essencial na construção de novos rumos para a atenção à saúde das pessoas no ambiente corporativo, uma preocupação que antes era totalmente ignorada e que hoje é de extrema importância para a sociedade contemporânea. Além disso, esse profissional pode colaborar com a saúde mental, reabilitação funcional/profissional e reintegração social.

Xcom