Arraiá saudáve

Por Jean 24/06/2019 - 12:44 hs


A Unimed Campo Grande oferece dicas de como participar das festanças e não sair com a saúde prejudicada

 

No Brasil, junho é considerado o mês da Festa Junina: um evento configurado por vestimenta, música e principalmente pela comida. Porém, é importante aproveitar de maneira saudável.

 

A nutricionista da Unimed Campo Grande, Renata Sobreira, traz algumas dicas e receitas para que todos possam aproveitar esse momento em família e não sentir culpa por comer aquele doce típico.

 

“O ideal é sempre ter equilíbrio na alimentação e estar atento às informações nutricionais dos alimentos. Uma dica é realizar um lanche saudável e nutritivo antes de sair para a festa, assim estará saciado e não consumirá tanto”, orienta a especialista.

 

Renata também instrui que, além do valor calórico, é necessário que os foliões estejam atentos à validade da comida servida, pois a maior parte dos alimentos são perecíveis e acabam estragando com mais facilidade, principalmente os que levam leite e são fáceis de serem contaminados.

 

Hoje podemos realizar trocas de ingredientes para os mais saudáveis, integrais e nutritivos, com isso a nutricionista separou duas receitas típicas que fazem da festança mais saudável:

 

Arroz doce

 

Ingredientes:
1 copo de arroz integral
2 copos de água
250 ml de leite tipo A 
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Essência de baunilha
Canela para polvilhar

Preparo: Cozinhe o arroz integral, em fogo baixo e destampado, enquanto isso misture 250 ml de leite com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo em um recipiente separado. Quando a água do arroz secar, adicione o leite com açúcar. Deixe em fogo baixo e não pare de misturar, depois acrescente a essência de baunilha, desligue o fogo e mexa. Na travessa polvilhe canela por cima e sirva quentinho.

Bolo de Fubá

 

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar orgânico demerara
1/2 xícara de leite
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento

Preparo: Bata as claras em neve e reserve. Depois bata as gemas com o açúcar, acrescentando o leite fervendo, o fubá e a farinha. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente às claras em neve e por último o fermento. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 30 minutos.