No Dia Internacional do Diabético, especialista faz alerta sobre sintomas da doença

Por Jean 27/06/2019 - 13:23 hs


Mais de 12 milhões de brasileiros sofrem com diabetes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O País ocupa a 4ª posição no ranking mundial em maior prevalência da doença, classificada entre as 10 grandes ameaças à saúde em 2019. 

Para chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença crônica, caracterizada pela baixa ou falta produção de insulina, hormônio responsável pelo controle de glicose no sangue, hoje é comemorado ao redor do mundo, o Dia Internacional do Diabético. 

Os dados são crescentes e acometem não só os adultos, mas também as crianças. A médica endocrinologista Ana Carolina Carli de Freitas alerta para alguns sintomas que merecem atenção. “As manifestações clínicas são as mais diversas e ocorre em diferentes graus, sendo as mais comuns são sede, cansaço em excesso com fadiga, perda de peso rápida e involuntária, hálito modificado, visão embaçada, vontade de urinar várias vezes ao dia, principalmente no período noturno”, detalha. 

A doença se apresenta em diferentes formas, sendo as mais comuns o tipo 1, tipo 2 (corresponde a aproximadamente 90% dos casos, caracterizado por defeitos na ação e produção da insulina, geralmente associado à obesidade), gestacional e ainda por questões genéticas. 

A especialista ressalta que adotar hábitos saudáveis pode evitar a doença, mesmo para quem possui fatores de risco. “Adotar um estilo de vida mais saudável, praticar atividade física de forma regular e consultar o médico, fazendo exames laboratoriais de forma rotineira, pode prevenir a doença. A prevenção ainda é o melhor remédio”.

Pensando em promover mais qualidade de vida e bem-estar, além de incentivar a prática de hábitos saudáveis, a Unimed Campo Grande oferece oficinas aos seus beneficiários diabéticos. São aulas de reeducação alimentar, preparo de receitas adaptadas, oficinas de autoconhecimento, equilíbrio emocional e desenvolvimento da autoestima e outras atividades.

Unimed