Rica em nutrientes, feijoada ganha opções saudáveis e saborosas

Por Jean 19/07/2019 - 19:15 hs


Prato típico da culinária nacional, a feijoada é queridinha pelos brasileiros, principalmente por conta de seu sabor inconfundível. Com ingredientes tão nutritivos, para comer sem culpa a regra é dosar a quantidade ou mesmo apostar em algumas adaptações para tornar a feijoada menos calórica. 

A nutricionista do Fort Atacadista, Glaucia Stasiak, explica que o feijão preto, usado na composição desta receita, é uma das leguminosas mais relevantes na alimentação, sendo fonte de proteína vegetal, ferro, vitamina do complexo B, magnésio, potássio e fibra alimentar, que auxilia no funcionamento do intestino. Outros benefícios são a redução da absorção do colesterol e glicose pelo organismo, auxílio na regulação da pressão arterial e prevenção de anemia. 

"Uma alternativa é usar cubinhos de peito de peru ou ricota defumada nessas preparações. A costela suína também pode ser utilizada, mas o ideal é que seja retirada a gordura", orienta a nutricionista. 

As carnes também podem ser usadas em menor quantidade, porém, a principal dica é que elas não sejam fritas e que os cortes sejam mais magros. Algumas partes do porco também são comuns na receita, contudo, são bastante calóricos, então é preciso tomar cuidado com o quanto que será colocado na preparação do prato. E para a couve, que geralmente é consumida refogada, o melhor é que seja degustada na forma in natura. 

Outra alternativa também muito nutritiva e saborosa é optar por substituições. No lugar da carne, pode-se acrescentar berinjela, beterraba, cenoura ou inhame. O tofu, de acordo com a nutricionista, também ajuda a tornar a refeição cheia de sabor. "Assim, é possível reduzir consideravelmente as calorias dessa refeição, mantendo qualidade ao paladar e deixando a saúde em dia, já que se trata de uma receita menos gordurosa e com menor quantidade de sódio", pondera. 

Com tantas propriedades nutricionais importantes para a saúde humana, a feijoada tradicional também pode ser apreciada. A dica é equilibrar a quantidade a ser servida e fazer combinações saudáveis no prato, como a salada de couve, a laranja cortada em fatias, entre outras opções para harmonizar o paladar e comer sem culpa. 

Degustação

Neste sábado, 20 de julho, o Fort Atacadista traz uma ação especial para os clientes em Campo Grande. Com atrações musicais para animar o sabadão, a unidade localizada na região da Praça do Papa oferecerá aos visitantes degustação da feijoada tradicional, das 9h às 13h horas. Todos os ingredientes usados na receita podem ser encontrados na unidade. A loja fica na avenida Presidente Vargas, 1336.